20 anos a enviar mensagens de texto

03 dezembro 2012

Primeira sms foi enviada há 20 anos

Dizia «Merry Christmas» e tem assinatura de um britânico. Faz ideia de quantas mensagens escritas enviam os portugueses por dia?


É um gesto cada vez mais automático para milhões e milhões de pessoas. Enviar mensagens escritas por telemóvel, as chamada SMS (Short Message Service) fazem parte também do dia-a-dia de muitos portugueses, que já não passam sem o telemóvel. A primeira foi enviada há precisamente 20 anos, no dia 3 de Dezembro de 1992, no Reino Unido, com a mensagem «Merry Christmas».

Foi ao britânico Neil Papworth que coube a proeza. Quis desejar um feliz Natal a Richard Jarvis, da Vodafone.
O engenheiro de software explica, que escreveu a mensagem num teclado de computador e a enviou depois para o telemóvel Orbitel 901 de Jarvis. 


Portugueses enviam mais de 300 mensagens por mês
Bip bip. Nos últimos 20 anos, este som ou um semelhante está presente em todo o lado, fazendo com que as pessoas olhem para os bolsos à procura do telemóvel, mesmo quando não é o seu que está a tocar, avisando da chegada de uma mensagem.
A SMS é parte integrante da vida profissional, familiar e social de muitos portugueses. Para alguns é até um vício.  

Em média, por mês, são enviadas 322 mensagens (299 no terceiro trimestre de 2011). São cerca de 11 mensagens por dia. Entre os jovens esta média é, normalmente, bem mais elevada. Na moda estão cada vez mais os MMS, as mensagens com imagens, embora ainda longe da predominância das SMS.

É mais rápido enviar uma mensagem curta por telemóvel, com o essencial, do que um e-mail, em que temos a tendência de escrever mais do que o necessário. A SMS é um fenómeno que chegou há 20 anos e veio para ficar.
Quantas mensagens escritas por telemóvel envia, por dia, os meus leitores? :)

4 comentários:

  1. Meu Deus, 11 mensagens por dia... ainda digo eu que não uso o telemóvel! :o

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mesmo, também fiquei admirado ao saber da estatística.
      Qual a tua media de mensagens diárias, Relojoeiro? :)

      Eliminar
    2. :$ tipo.. umas 200, sem exagero. Ultimamente não descolo do telemóvel um segundo, e dado que o meu é Qwerty a tinta das teclas já lá vai à muito... como a minha mãe costuma dizer, se o meu fosse touch, já lhe tinha furado o ecrã com os dedos. ahahah.
      Dantes não era tão dependente, mas agora tenho a maioria das pessoas longe e então acabo por estar mais ligado as tecnologias para comunicar. Em média tenho que esvaziar a caixa de entrada de dois em dois dias ou três em três no máximo. Porque não temos o número um do outro mesmo? >_>

      Eliminar
    3. ahahahaha o meu é touch, por isso tenho de ter cuidado para não furar o ecrã pois também mando muitas sms's, aproximadamente 100 e tal por dia.
      Mas é normal, é uma tecnologia que já não se despensa.

      Eliminar