Com esta voz me visto – O Fado e a Moda

27 novembro 2012

Na continuação do post anterior, venho dar-vos a conhecer uma exposição que vem a prepósito do "tema de hoje - o Fado".


A exposição Com esta voz me visto – O Fado e a Moda propõe uma viagem em torno das imagens que vestiram o fado e que ao longo dos séculos XX e XXI construíram e recriaram a sua identidade. Aqui, cada traje de cena remete para um tempo e um contexto singulares. Evoca inevitavelmente uma voz ausente. Convoca para uma dimensão imaterial, intangível, incorpórea, para um património necessariamente fugaz, irrepetível, que dificilmente se materializa noutro testemunho que não o da memória individual. E simultaneamente, desvenda fragmentos de um outro diálogo, sempre renovado e redescoberto, entre o Fado e a Moda - a Voz e a sua Imagem - através do qual podemos, também, redescobrir muito do nosso olhar sobre nós próprios.

Carminho por Lidija kolovrat                                         Kátia Guerreiro por Carlos Gil

A imagem da fadista envergando o seu tradicional xaile negro encontra-se cada vez mais longe da realidade atual do fado. Esta exposição centra-se no universo musical e literário do Fado, olhando-o pela perspectiva da Moda e do importante contributo desta última para a criação da imagem das novas fadistas.
O objectivo é destacar a diversidade de estilos das diferentes fadistas e cantoras de fado, colocando em evidência as peças e os criadores que vestem, de modo a salientar a imagem de modernidade ou de tradição renovada que evocam e personificam.

     Amália Rodrigues por Ilda Aleixo                               Amália Rodrigues por Anna Maravilhas

A exposição resulta de uma co-produção com o Museu do Fado e decorre em simultâneo nos dois museus, criando um novo circuito em Lisboa. Um dos focos está centrado na atualidade recriando coordenados usados por de cantoras tão diversas como Ana Moura, Carminho, Raquel Tavares, Mariza, Mafalda Arnauth, Kátia Guerreiro, Mísia; outro, procurará mostrar a evolução histórica evocando alguns vultos históricos, como o de Amália Rodrigues.
A exposição pretende afirmar-se como um espaço de grande força plástica, com iconografia variada, indumentária das várias fadistas e registos audiovisuais.

  Carminho por Nuno Baltazar                                Kátia Guerreiro por Filipe Faísca

Esta exposição esta desde do dia 23 de Novembro de 2012 e até 31 de Março de 2013, de Terça a Domingo, das 10:00 às 18:00, no MUDE (Museu do Design e da Moda).
A entrada é Gratuita.

2 comentários:

  1. Muito obrigado pelas tuas palavras.
    Eu tenho noção que quando escrevo há sempre alguém a identificar-se com o que escrevi, mas é gratificante ouvi-lo. Um abraço, e mais uma vez obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De nada :)
      Sim acredita que há sempre alguém que vai se identificar com o texto, o que é bom xD
      Abraço e obrigado eu por acompanhares o blog também :)

      Eliminar