Fado é Património Cultural da Humanidade há um ano

27 novembro 2012

Comemora-se hoje, 27 de Novembro, o primeiro ano da proclamação do Fado como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

A 27 de Novembro de 2011, o VI Comité Intergovernamental da UNESCO declarou o Fado como Património Cultural Imaterial da Humanidade, em Bali, Indonésia.




Para assinalar esta data, a Câmara Municipal de Lisboa lançou o Roteiro Virtual do Fado, através do site de Internet do Museu do Fado (museudofado.pt), que permite aos utilizadores visitarem virtualmente diversas instituições ligadas ao ramo tais como, a Fundação Amália, casas de Fado ou oficinas de construção de guitarras.
A Câmara Municipal de Lisboa vai também marcar este dia com a atribuição da Medalha de Mérito Municipal à Associação Portuguesa dos Amigos do Fado, à Academia da Guitarra Portuguesa e do Fado, bem como a outras 50 personalidades. Mariza, Carlos do Carmo, Rui Vieira Nery e a fadista Mariana Silva são algumas das figuras que serão distinguidas.

Sem comentários:

Enviar um comentário